Em meu nome torno publica a homenagem da diretoria da SBCP-SP a minha pessoa e divido-a com todos os cirurgiões plásticos da região, os éticos e honestos nos princípios de Hipócrates e comprometidos com o bem-estar de seus pacientes. E transfiro minha parte dessa homenagem a quem de direito, Dr. Melchiades Cardoso de Oliveira, que estagiou em cirurgia plástica em Baltimore (EUA), em 1951 veio para Rio Preto e constituiu um centro de cirurgia plástica na Santa Casa. Depois, veio de São Paulo o Dr. Valdemar Mano Sanches.
A SBCP, iniciou os centros de treinamentos em 1971 e fui o primeiro. Fiquei na equipe e depois constitui o serviço de treinamento e atendimento do Hospital de Base da Faculdade Estadual de Medicina. Durante todos esses anos, a partir de 1970, capitaneado pelo nosso saudoso Dr. Melchiades, houveram 20 cursos anuais sobre cirurgia plástica, os dois primeiros livros brasileiros sobre cirurgia reparadora, o XII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, nascida aqui pelas mãos de Melchiades, então presidente da SBCP, inúmeros trabalhos publicados em revistas especializadas no Brasil e exterior. E por fim, 3 Jornadas Paulistas.
A tradição de Rio Preto e região é que nos trouxe, no final da semana passada, uma nova reunião com 230 inscritos. Agradeço aos atuais diretores da SBCP-SP a honra que trouxe a nossa cidade e região e a FAMERP/FUNFARME, pela excelência da acolhida com um centro de convenções maravilhoso. E ainda contamos com o prestígio da presença da querida amiga presidente da SBCP Nacional, Prof. Dra. Lydia Massako Ferreira.
Meu muito obrigado,
Prof. Dr. Antonio Roberto Bozola