post-thumb
O argumento de que as próteses não deixam as mamas caírem é falso.

Quem segura a mama sem flacidez é a qualidade da pele e o argumento de que as mamas ficam mais bonitas também é falso. Quem faz mama bonita é cirurgião e não prótese.

Por fim, pacientes depois de duas cirurgias de implantes se cansa e na terceira pede ao cirurgião para retirar, modelar mamas menores para não ter que se operar mais. São necessidades pessoais diferentes durante fases de vida. Se tirou as mamas, refazê-las só será possível com métodos de reconstrução mais agressivos.

NUNCA PENSE EM RETIRAR SUAS MAMAS PARA SUBSTITUIR POR IMPLANTES SEM NECESSIDADE.

Como é a cirurgia de mamas?

Quando necessária a cirurgia normalmente é simples, com duração de uma hora, internação de 24 horas, mas às vezes até dispensável.

A anestesia pode ser geral, local com pré-anestésico, bloqueio intercostal ou peridural. Cada cirurgião tem uma preferência. Costumo realizar sob anestesia geral, porque tudo é mais fácil, mais rápido e mais seguro tendo um bom anestesiologista na cabeceira e bom monitoramento das funções vitais.

As incisões com consequentes cicatrizes podem ser na dobra inferior da mama (sulco submamário), em torno da aréola, na axila, ou se for necessária retirada de pele por causa de flacidez. As cicatrizes são de extensão e forma dependentes dela, em torno da aréola, verticais, em L, em T invertido pequeno, médio ou grande.

Em geral nesses casos será necessário realizar táticas de contensão da prótese, reduzindo a flacidez futura. Isso é feito com músculo ou com a própria glândula mamaria.

O plano de colocação da prótese é feito debaixo dela, ou debaixo da aponeurose do músculo grande peitoral, ou debaixo do músculo. Reservo esse último plano para casos de pacientes magérrimas sem nenhuma mama ou para caso de reconstrução. Porque é mais dolorido, exige mais repouso e com o tempo a prótese sobe e a mama cai, fazendo um duplo volume.
Também são mais doloridas no pós-operatório, tem desconforto quando se movimenta os braços porque a prótese mobiliza para cima e para lateral.
Não é necessário nenhum sutiã especial no pós-operatório, apenas um de contensão suave. E os movimentos dos braços podem ser normais para o dia a dia. Apenas não se deve fazer movimentos longos de elevação deles, dormir de bruços ou ginástica até que a biologia forme uma capa fibrosa de contensão da prótese em sua posição, em torno de 60 dias.

Algumas próteses são aderentes aos tecidos mamários e exigem um pouco mais de cuidados durante essa fase, mas permitem também realizar o mesmo pós-operatório. Colocadas no plano atrás da mama praticamente não tem dor.

Imagem usada: Pygmalion and Galatea of Normand

#doutorbozola #cirurgiaplastica #saúde #qualidadedevida